Receptores de sinais e a TV por assinatura grátis

Receptor FTA

Os receptores de TV via satélite, chamados de FTA (free to air), são receptores de antena parabólica e foram desenvolvidos para levar o sinal de TV aberta e satélite de alta qualidade para locais onde o sinal enviado pelas antenas terrestres de TV convencional não atingisse uma boa performance.

compare-TV-Assinatura

Como funcionam os receptores das TVs por assinatura

Diferentemente dos receptores convencionais das parabólicas, que capturam apenas sinais enviados pela banda C (sinal analógico), os receptores FTA capturam o sistema de transmissão digital, a banda KU (a mesma banda de transmissão das TVs por assinatura).

Como funciona a parabólica:

  1. A emissora de TV por assinatura transmite o sinal de todos os canais para todos os assinantes.
  2. O aparelho recebe o sinal através do satélite, cabo ou antena (MMDS).
  3. A transmissão da operadora vem com algumas chaves criptografadas, que servem para identificar o pacote contratado pelo assinante.
  4. Um cartão instalado dentro do decodificador possui códigos que vão permitir o desbloqueio apenas dos canais adquiridos pelo assinante.
  5. Após validar as informações com a operadora, o dispositivo libera o conteúdo do pacote.

Como funciona o FTA:

Os aparelhos do tipo FTA funcionam de forma parecida, porém, com algumas modificações bem relevantes.

  1. Após a instalação do aparelho e da parabólica, o sinal chega até a residência do usuário normalmente.
  2. O FTA verifica o tipo de transmissão que está chegando pelo cabo RF.
  3. Nesta etapa, o dispositivo utiliza dois  códigos para que seja possível interpretar as chaves secretas da TV por assinatura. O primeiro serve para sintonizar os canais e o segundo para destravá-los.
  4. Se os códigos do produto estiverem desatualizados, então o decodificador vai apresentar mensagens como “Canal codificado” ou “Sem sinal”. Do contrário, tudo vai funcionar normalmente.
  5. Diferente dos aparelhos homologados, os aparelhos FTA não precisam realizar autenticação com a operadora, o que facilita o desbloqueio dos canais.

Recursos

Além da recepção digital, os aparelhos encontrados no mercado, são capazes de serem programados para gravar seu programa favorito em uma memória interna, pois alguns modelos acompanham um disco rígido. Os aparelhos podem obter interatividade com programas que disponibilizam essa tecnologia, bloqueio de canais, possuindo ainda entradas USB e saídas de áudio para Home Theater e de vídeo HDMI.

compare-TV-Assinatura

Produtos – Quais os modelos

Existem diversos modelos e com funções infinitas diferenciadas para adquirir. Confira abaixo uma lista de marcas que podem ser encontrados no mercado:

  • AZ America,
  • AZbox,
  • Evolutionbox,
  • Lexuz,
  • Probox,
  • FREESAT FS3000,
  • GoldBox GD5000,
  • HiperBox,
  • Link Lite SA 3000 & 6000,
  • LogicaSat,
  • Max Fly.
  • MegaBox,
  • MegaVision,
  • Megabox,
  • ProSat,
  • SuperBox,
  • Telesystem F1.2,
  • ViewSat Ultra Lite,
  • Logicasat,
  • Megavision,
  • Sonicview.

Destacamos três modelos:

AZ America S900HD

ASAMERCIA

Resolução 1920×1080 pixels, 7000 canais de TV Rádio programáveis, MPEG2 SD, MPEG2 HD, H.264 AVC SD, H.264 AVC HD, Conax incorporado, SCPC e MCPC recebendo de CKU satélite banda, 950-2150 MHz Tuner, Frontdisp lay, Multi-Idiomas OSD (Inglês, Frances, Alemão, Italiano, Espanhol, Português, Russo, Turco, Árabe, Polonês, etc), Apoio plenamente Electronic Program Guide, 64 grupos seleção favorita, RS-232 Software Interface, Conversão Automática PAL NTSC, Cor Verdadeira no Visor, Rede automático de pesquisa recentemente transponder adicionados, DiSEqC 1.2 pleno apoio, 13 18V, 0 22K, 0 12V LNB controle.

Vários canais de função de edição (favoritos, mover, bloquear, renomear, apagar e tipo), Controle Parental por canais, Fácil de usar Sistema de Menu. Atualização de Software através de RS232 e USB, 8 Temporizador Reservas, mudar automaticamente para um canal específico, Suporte subtítulo DVB EN300743 e EBU, Exibição Dupla – HD e SD simultâneos, Suporte FAT16 FAT32 FAT12, 480i p, 576i p, 720p, 1080i com HDCP proteção de cópia, Jogos, Funções PVR, Porta USB 2.0, Porta de rede RJ45, HDMI, Power switch, 340x60x2 50 mm (LxAxP).

AZbox

AZbox

Resolução 576i (480i), 576p (480p), 720p, 1080i, 1080p, Processador (CPU) Sigma Designs SMP8634LF, CPU MIPS de 300 MHz, Memória 128MB DDR, Tuner Sintonizador Embedded1xDVB-S2, 8MB de memória Flash SSD (DOM) 256, USB HDD HDD.

Decodificador de Vídeo MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4.2, MPEG 4.10 (H.264), WMV9, VC-1, Xvid, Saída de vídeo PAL / NTSC, Imagem JPEG da sustentação, BMP, GIF. Decoder de audio Dolby AC3, DTS, MPEG1 Layer 1/2/3 (MP3), AAC, WMA9, OGG, FLAC. Cabo de vídeo RCA, Ethernet 10/100 Base-T Ethernet, Frente Painel do Azbox HD ultra satélite, USB 2.0, HDMI.

Lexuz F90 (F-90 HD PVR)

Lexus F90

Totalmente Compatível com MPEG 2 / DVB, QAM 16/64/128/256 recepção de 50Mhz até 750Mhz. Memória para 6000 canais, Grupos de canais favoritos para Áudio / Vídeo, Menu Multi Idioma (nativo em português).

Função de organizar Canais (Codificados, TP ou Nome), Suporta Áudio AC-3, Função Multi-Picture (Mosaico de 4, 9 o 16 imagens). Zoom In/Out, Guia de Programas Eletrônica (EPG). Editor de Canais e Carregador de Firmware para edição/ carregar. Saída de Áudio Esquerda eDireita. – Interface RS232C para programação. Saída HDMI de 1080, Entrada USB.

 

Legal ou ilegal?

De acordo com a lei, a interceptação de sinal de TV a cabo é crime, porém, não existia lei que impedisse a captura de sinal através de satélite, mas isso mudou. A Justiça Federal declarou como proibida a importação e venda de aparelhos receptores que possibilitavam “piratear” o sinal das transmissoras de TV por assinatura.

Toda e qualquer publicidade relacionada a este tipo de dispositivo também está vetada. A decisão foi tomada em dezembro de 2011 pelo juiz Marcelo Mesquita Saraiva, da 15ª Vara, em São Paulo.

A medida foi estabelecida tendo como base o fato de que esses aparelhos estavam em desacordo com a Lei Geral das Telecomunicações. Esse tipo de dispositivo permitia que o usuário fosse capaz de captar o pacote completo de canais de uma empresa de TV a cabo, mesmo que não houvesse contratado o serviço.

Apesar da proibição, muitos aparelhos são comercializados em locais alternativos como na Uruguaiana, no Rio de Janeiro e na Santa Ifigênia, em São Paulo, e em serviços como o Mercado Livre, variando de R$ 100,00 a R$ 1.000,00.

Cuidado para não ser enganado e comprar algum produto ilegal.

Veja também

compare-TV-Assinatura