Receptores de sinais e a TV por assinatura grátis

Receptor FTA

Os receptores de TV via satélite, chamados de FTA (free to air), são receptores de antena parabólica e foram desenvolvidos para levar o sinal de TV aberta e satélite de alta qualidade para locais onde o sinal enviado pelas antenas terrestres de TV convencional não atingisse uma boa performance.

compare preços de planos de tv por assinatura

Como funcionam os receptores das TVs por assinatura

Diferentemente dos receptores convencionais das parabólicas, que capturam apenas sinais enviados pela banda C (sinal analógico), os receptores FTA capturam o sistema de transmissão digital, a banda KU (a mesma banda de transmissão das TVs por assinatura).

Como funciona a parabólica:

  1. A emissora de TV por assinatura transmite o sinal de todos os canais para todos os assinantes.
  2. O aparelho recebe o sinal através do satélite, cabo ou antena (MMDS).
  3. A transmissão da operadora vem com algumas chaves criptografadas, que servem para identificar o pacote contratado pelo assinante.
  4. Um cartão instalado dentro do decodificador possui códigos que vão permitir o desbloqueio apenas dos canais adquiridos pelo assinante.
  5. Após validar as informações com a operadora, o dispositivo libera o conteúdo do pacote.

Como funciona o FTA:

Os aparelhos do tipo FTA funcionam de forma parecida, porém, com algumas modificações bem relevantes.

  1. Após a instalação do aparelho e da parabólica, o sinal chega até a residência do usuário normalmente.
  2. O FTA verifica o tipo de transmissão que está chegando pelo cabo RF.
  3. Nesta etapa, o dispositivo utiliza dois  códigos para que seja possível interpretar as chaves secretas da TV por assinatura. O primeiro serve para sintonizar os canais e o segundo para destravá-los.
  4. Se os códigos do produto estiverem desatualizados, então o decodificador vai apresentar mensagens como “Canal codificado” ou “Sem sinal”. Do contrário, tudo vai funcionar normalmente.
  5. Diferente dos aparelhos homologados, os aparelhos FTA não precisam realizar autenticação com a operadora, o que facilita o desbloqueio dos canais.

Recursos

Além da recepção digital, os aparelhos encontrados no mercado, são capazes de serem programados para gravar seu programa favorito em uma memória interna, pois alguns modelos acompanham um disco rígido. Os aparelhos podem obter interatividade com programas que disponibilizam essa tecnologia, bloqueio de canais, possuindo ainda entradas USB e saídas de áudio para Home Theater e de vídeo HDMI.

compare preços de planos de tv por assinatura

Produtos – Os melhores do mercado

Abaixo uma lista de alguns receptores existentes no mercado, que foram considerados os melhores para 2015

  • Freesky,
  • Tocomsat,
  • Cinebox,
  • Duosat,
  • Az América,
  • Megabox,
  • Globalsat,
  • Superbox,
  • Neonsat,
  • EvolutionBox,

Destacamos dois modelos:

RECEPTOR FREESKY THE ROCK IKS, SKS, GPRS, TV CABO, IPTV, WIFI, 3G

Freesky

É um receptor mais completo do mercado com excelente qualidade de imagem e som. Multi Linguagem  OSD (Português, Inglês, Espanhol). Possui USB 2.0 disponível para reprodução de mídia, atualização  de firmware, PVR e time shift e acesso interativo ao youtube, Google Map, Google Tv Remote e Wi-Fi  Externo.

 

 

RECEPTOR TOCOMSAT DUO HD

RECEPTOR TOCOMSAT DUO HD

 

 

Funciona com 2 antenas e 1antena mais internet. Possui entrada HDMI, media player, intelsat, com recepção DVB-S2 HD,   DVB-S e DVB-S2.

 

 

Legal ou ilegal?

De acordo com a lei, a interceptação de sinal de TV a cabo é crime, porém, não existia lei que impedisse a captura de sinal através de satélite, mas isso mudou. A Justiça Federal declarou como proibida a importação e venda de aparelhos receptores que possibilitavam “piratear” o sinal das transmissoras de TV por assinatura.

Toda e qualquer publicidade relacionada a este tipo de dispositivo também está vetada. A decisão foi tomada em dezembro de 2011 pelo juiz Marcelo Mesquita Saraiva, da 15ª Vara, em São Paulo.

A medida foi estabelecida tendo como base o fato de que esses aparelhos estavam em desacordo com a Lei Geral das Telecomunicações. Esse tipo de dispositivo permitia que o usuário fosse capaz de captar o pacote completo de canais de uma empresa de TV a cabo, mesmo que não houvesse contratado o serviço.

Apesar da proibição, muitos aparelhos são comercializados em locais alternativos como na Uruguaiana, no Rio de Janeiro e na Santa Ifigênia, em São Paulo, e em serviços como o Mercado Livre, variando de R$ 100,00 a R$ 1.000,00.

Cuidado para não ser enganado e comprar algum produto ilegal.

Veja também

compare preços de planos de tv por assinatura

Compartilhe este artigo
  • Miguel Borges

    Boa noite!! como eu faço isso eu tenho duas parabólica uma de tela e outra fechada meu receptor e centure 7100n com deste receptor pode funciona com deste receptor uma é c2 e outra b4
    Miguel Bogres no Estado no Píaui na capital Teresina