Quais as Dificuldades e desafios a vencer do sistema Voip?

A principal causa de perda de pacotes é o congestionamento, que pode ser controlado por gerenciadores de congestionamento de rede.

Quando os pacotes IP são perdidos ou atrasados em algum ponto da rede, existe uma queda momentânea da voz na conversação. Isso é mais perceptível em redes bastante congestionadas ou onde existem grandes distâncias entre os pontos de conexão.

Desafios a vencer

Como o UDP não fornece um mecanismo para assegurar que os pacotes de dados sejam entregues em ordem sequencial, ou ainda que forneça garantias de qualidade de serviço, o sistema VoIP sofre com o problema de latência e jitter (variações de atraso). Esse problema é acentuado quando uma conexão por satélite é usada, ocorre um atraso de propagação (entre 400 e 600 milissegundos para um satélite geo estacionário). O¨nó¨em receptor deve reestruturar os pacotes IP que podem estar fora de ordem, atrasados ou desaparecidos, enquanto assegura o fluxo de áudio.

Outro desafio para o roteamento de tráfego VoIP são os firewalls e os tradutores de endereço. O Skype utiliza um protocolo proprietário para rotear chamadas entre utilizadores Skype, permitindo atravessar NAT e firewall. Outros métodos para passar firewalls incluem STUN e ICE.

Causas comuns de eco incluem inconsistências de impedância em circuitos analógicos.

Do ponto de vista de gestão, se a estrutura de rede e os equipamentos forem antigos ou inexistentes, uma mudança para VoIP pode custar alto para a aquisição de novos equipamentos como o cabeamento, comutadores, roteadores, telefones IP (cujo preço é mais alto que um telefone analógico), e aumento da banda de conexão (para suportar essa nova tecnologia), além da mão de obra especializada.