Portabilidade Numérica: Qual é o custo e como é feito o processo.

Chama-se Portabilidade Numérica quando troca-se a operadora de telefonia fixa ou móvel, pré ou pós-paga sem ter que trocar o número e/ou chip. Esse processo está a pouco tempo disponível no mercado, mas já foi e está sendo utilizado por milhões de pessoas no mundo todo.

Portabilidade

O processo ocorre de forma simples:

1- O cliente encaminha o pedido de transferência ou portabilidade à operadora que ele deseja migrar.Esse pedido pode ser cancelado em até 2 dias úteis.

2- No ato da solicitação é feito um Contrato de Prestação de Serviço contendo o plano escolhido pelo cliente. Este plano só será utilizado depois da validação da portabilidade.

3- Daí é agendado uma data para fazer a transferência de operadoras, podendo demorar até 90 dias, pois depende da disponibilidade da Entidade Administradora. Nesse dia, talvez o aparelho fique sem sinal durante no máximo 2 horas.

4- Caso a portabilidade não seja completada, o contrato e a solicitação do cliente serão cancelados automaticamente. Caso contrário, é só aproveitar os serviços de sua nova operadora.

O valor deste serviço pode chegar até R$ 4,00 que são cobrados somente uma vez na troca de operadora. Algumas operadoras estão subsidiando este valor, mas é opcional e vai de cada administradora.

Qualquer dúvida acesse e veja o regulamento completo sobre Portabilidade: http://home.sercomtel.com.br/portabilidade/docs/regulamento_portabilidade.pdf  ou http://www.nettv.tv.br/portabilidade