Como funciona TV digital no celular?

Para ver TVdigital no celular é preciso, primeiro, ter um telefone compatível com esse recurso. Os modelos com essa funcionalidade são equipados com uma antena para receber o sinal de televisão e com um software compatível com o padrão de TV digital brasileiro, que é diferente do europeu e do americano, e tem características do japonês, mas não é igual.

O serviço de TV digital móvel é gratuito e não tem a ver com operadora nem fabricante. Onde os canais são transmitidos em digital o celular receberá o sinal. Nada será pago. Há uma antena e um receptor interno, nos

Compare planos de TV por Assinaturaaparelhos, que comandam a veiculação dos canais. A qualidade do sinal depende do quão perto o usuário está das antenas das emissoras.

A TV digital vai se tornar uma funcionalidade tão comum quanto a câmera e o mp3 player no celular?

A tendência desta tecnologia no Brasil é so aumentar e os celulares ficarem completos, com internet, TV, MP3 e câmera. O consumidor crê que quanto mais melhor, mesmo que não use.

O maior problema atual é que somente em algumas cidades grandes funciona a TV  digital e mesmo assim é muito limitado. O outro problema é que a bateria do aparelho celular dura no máximo 2hs e 30mins no modo TV, ou seja não da para assistir a novela ou um filme inteiro. Se o usuário tiver problemas para visualizar pode-se dar zoom na tela mas o gaste com a batéria é bem maior.  Resta saber se o consumidor estaria disposto a pagar um pouco mais pelo aparelho para aderir a tecnologia, mesmo que não use a função TV.

 

Veja também: O que é HDTV? Qual a diferença entre HD Ready e Full HD?